A cor pessoal

A coloração  pessoal é uma técnica aplicada pelos consultores de imagem para descobrir a cor que melhor realça os traços do rosto de seu cliente, levando em conta a temperatura, a profundidade e a intensidade da pele.

A história da colorimetria é antiga, já a análise de cores pessoais é mais contemporânea. Ela foi criada na Europa, aperfeiçoada nos EUA por Suzanne Caygill, pioneira na paleta de cores onde relacionava pigmentos do rosto, cabelos e olhos com as cores da natureza. Depois, Carole Jackson revolucionou o mundo da moda e a indústria de cosméticos com os livros Color Me Beautiful e Color for Men, publicados nos anos 80 causando frisson no mercado de beleza.

O estudo sazonal que consiste nas estações do ano foi expandido para doze variações em 1991. E qual a sua importância e como isso funciona na prática?

Observando o subtom de pele de cada pessoa, conforme o estudo da harmonia cromática sazonal, desenvolvida nos Estados Unidos é possível uma transformação, um novo olhar sobre si mesmo.  Subtom nada mais é do que a melanina, a hemoglobina e o caroteno encontrados na nossa derme, que misturados formam o fundo de pele amarelado, azulado ou esverdeado.

Há duas temperaturas de subtom de pele, quente e fria e os tons de cada estação com seus contrastes e graduações: pura, clara, profunda (escura) e brilhante.

Os tons dominantes de cada estação pessoal:

Inverno: o branco, preto, rosa, bege, cinza, castanho escuro, azul.

Verão: o branco, azul, cinza, castanho amarronzado, rosa.

Primavera:o pêssego, rosa, bege dourado, marrom dourado, marfim, tons pouco terrosos.

Outono: o marfim amarronzado ou ruivo, bege escuro, castanho, dourado, pêssego, tons muito terrosos.

Exemplo: Pensem no inverno rigoroso da Europa e dos Estados Unidos, na neve, no gelo, nos galhos secos, na profundidade e nas sombras. Muitas pessoas têm essa característica, assim como outras estações do ano.

A análise cromática tem como finalidade orientar os clientes na escolha das peças do vestuário, dos produtos estéticos e outros componentes que favoreçam o subtom de pele harmonizando com as suas cores naturais.  As informações dos elementos próximos ao rosto, tanto podem realçar os traços quanto as imperfeições. Daí a importância da escolha do profissional e a cartela adequada para cada pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!