Dress Code Corporativo

Há companhias que já admitem um traje menos formal, especialmente as funções ligadas às artes e a criatividade, mas no geral a formalidade impera nesse universo.  É muito comum o consultor de imagem ser requisitado para ministrar palestras, ou mesmo atuar de forma pontual ou individualizada na adequação do quadro de funcionários para melhor atender as expectativas empresariais.

Baseado em experiências e estudos vamos às dicas:

Em ambos os sexos os tecidos estruturados, encorpados, retos, de boa qualidade e cores sóbrias remetem credibilidade e responsabilidade.

As estampas clássicas (delicadas), as peças de alfaiataria, sapatilhas de bico fino, sapatos fechados de saltos médios, pastas e bolsas com bom acabamento, bijuterias leves e maquiagem suave nas mulheres são opções que agradam a este ambiente. Evitar  rendas, fendas, brilhos, jeans, sandálias e esmaltes coloridos.

Nos homens os ombros marcados, paletós, camisas e calças sociais são os mais recomendados. Nem sempre há necessidade de ternos, gravatas e barba feita, depende do código da empresa, que deverá ser consultado imediatamente ao ingressarem.  No entanto, a barba rente ao rosto é imprescindível.

Um toque pessoal ou de modernidade, um acessório sutil não comprometerá a produção, desde que saiba como utilizar.

No mais, a postura, o alinhamento, a linguagem não verbal são tão importantes quanto à aparência, pois eles são mensagens e para quem sabe traduzi-las, tanto pode salientar as qualidades quanto os defeitos.

A imagem pessoal transmite valores, portanto ela deve ser orquestrada a seu favor. A constância desse movimento não pode ser descuidada, sob pena de perder o que foi construído.  Assimilado isso, é relaxar e fazer um bom trabalho.

 

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