O que é estilo pessoal? É a forma de como você se comunica consigo mesmo e com os outros.
Dentro do seu estilo há outros estilos complementares que podem se traduzir em um mix de estilos. Um exemplo é que você pode usar um tênis e um scapin, mas o que vai definir o perfil esportivo do clássico são as escolhas que predominam no seu dia a dia. Peças que sem pestanejar, muitas vezes inconscientemente, você retira do armário “trocentas” vezes para usar. Preguiça de pensar ou falta de habilidade para coordenar os looks? Também. Entretanto, o comportamento fala por si. Um exemplo é o conforto e a praticidade. Há pessoas que não abrem mão disso, mas no ambiente de trabalho e mesmo no objetivo que desejam alcançar recorrem aos profissionais para uma transformação. Um bom profissional não transforma ninguém, orienta.Também ajuda no seu guarda-roupa, faz compras juntos ou fornece uma lista de compras (personal shopper) ajustando o novo momento de seu cliente na avaliação de interesses indispensáveis a ele. É assim que funciona.
Os estilos nomeados como universais são sete: Esportivo, tradicional, contemporâneo, moderno, romântico, sexy e criativo.
As pessoas com o perfil esportivo ou casual prezam pela comodidade, pelo básico, pelo natural, se vestem com peças que lhe caem bem, com calçados confortáveis, mochilas e bolsas transpassadas.
O clássico, o mesmo que tradicional, os cortes de alfaiataria e os tons suaves são seus pontos chave. As peças são mais conservadoras, mais sóbrias. As pessoas com este estilo não se preocupam em acompanhar a moda.
O elegante é muito confundido com o estilo clássico, mas existe uma pequena diferença, a modelagem é mais moderna, um pouco mais ousada e permite cores menos suaves. Por isso também é chamado de contemporâneo.
O moderno ou dramático é uma misturinha do contemporâneo com o clássico. O que distingue é a modelagem assimétrica, angulares e uma pitada extravagante.
O romântico remete ao bucólico, babados, poás, estampas sutis, mangas bufantes, tecidos fluidos, tricô, renda, plissados.
O criativo é o estilo dentro de outros estilos, ama originalidade, experimenta novas possibilidades e adornos incomuns.
O estilo sexy ama roupas justas, rendas mais ousadas, decotes profundos, cores vibrantes, especialmente o vermelho. Em geral são pessoas autoconfiantes, naturalmente sedutoras.
E agora, você saberia identificar o seu estilo?