Moda Sustentável

A sustentabilidade ainda engatinha em todas as áreas e na moda não é diferente. Há um enorme desconhecimento, talvez pela falta de interesse por sua abordagem. Entretanto, é de extrema importância que a nossa consciência abra espaço para soluções, já que em breve o mundo será impactado pelo consumo excessivo e, com ele o descarte excessivo.

O conceito de sustentabilidade na indústria têxtil é que se reduza poluentes e corantes tóxicos e adira o tingimento vegetal, o algodão orgânico, as fibras naturais e biodegradáveis, mão de obra artesanal, materiais recicláveis, incentivando com isso um cenário mais justo, especialmente para o meio ambiente que já não suporta tanto entulho e, que infelizmente a indústria da moda é responsável por maior parte dele.

Há algumas marcas comprometidas com a responsabilidade social e ambiental, até mesmo brasileiras que reutilizam matérias orgânicas, extraindo recursos naturais para a fabricação de roupas, acessórios e sapatos.  Algumas delas são a Shiedmaiden que utiliza o algodão orgânico e PET reciclado, a Flavia Aranha produz artesanalmente as suas peças, a Colibrii valoriza a produção local e o reaproveitamento de matérias-primas, a Odysee com seus acessórios fabricados com técnicas manuais, o projeto Gaveta trabalha com sistema de troca e reciclagem e, algumas outras marcas que prezam pelo respeito ao meio ambiente e humanidade.

Em junho de 2020 o Rio de Janeiro reunirá grandes nomes da indústria mundial ao que se refere à moda sustentável idealizada pela Yamê Reis, o aguardado evento Rio Ethical Fashion.A conferência se destinará as questões importantes como valores, desafios e ética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!